Sobre a USE

O que é a use?

A USE ou União das Sociedades Espíritas foi fundada em 5 de junho de 1947, no 1º Congresso Espírita Estadual. Nessa época, quatro instituições espíritas se destacavam na Capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo. Essas quatro instituições lançaram o manifesto “PROCLAMAÇÃO AOS ESPÍRITAS”, conclamando à união. Num exemplo de renúncia, essas quatro entidades patrocinadoras, com o apoio de associações do interior, trabalharam pela criação de um único órgão de unificação oficial e permanente, surgindo a União Social Espírita que, depois, passou a se denominar União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

A USE não é um Centro Espírita, mas a soma de Centros Espíritas do Estado de São Paulo que, através de suas lideranças, deliberam sobre o que é melhor para o movimento espírita estadual. Sem impor ou interferir nas atividades das sociedades adesas, sugere, orienta, aproxima e divulga experiências.

Tem como principais objetivos unir as instituições espíritas; manter a divulgação doutrinária conforme as obras básicas doutrinárias; difundir o Espiritismo nos aspectos filosófico, científico e religioso e realizar trabalhos que não possam ser realizados individualmente pelas instituições espíritas.

Desta forma, favorece a aproximação dos espíritas e propicia a troca de experiências; proporciona maior estabilidade e eficácia do movimento espírita, desestimulando a disseminação de práticas exóticas; evita o desvirtuamento do Espiritismo por conta de personalismos, estimulando a humildade e contribui para assegurar a preservação dos princípios doutrinários, de acordo com o legado de Allan Kardec.

A USE Intermunicipal de São Bernardo do Campo foi reativada em 2018 e está associada à USE Regional do ABC, conforme a divisão territorial aprovada pelo CA - Conselho de Administração e CDE - Conselho Deliberativo Estadual da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Nesta divisão territorial, a USE Intermunicipal de São Bernado do Campo é constituída pelos centros espíritas unidos das cidades de São Bernardo do Campo e Diadema.