SOBRE O PROJETO

- Justificativa: De onde nasceu o projeto? -

Cidades europeias: Bordeaux, Lion, Paris e Londres que fazem parte do início do Espiritismo

O Espiritismo vem na figura de Consolador Prometido pelo Cristo espalhar sua chuva de bençãos, esclarecimentos e consolações sobre a Terra, fortalecendo a certeza da vida após a morte, revelando as leis que regem nossa relação com o mundo invisível e contribuindo com a moralização dos homens através da compreensão cristalina dos ensinamentos de Jesus.

Essa doutrina será responsável por alavancar o progresso da humanidade no encontro com a Geração Nova, caracterizada por seus ideais de fraternidade e espiritualidade que serão as bases do Mundo de Regeneração.

Desde o romper do véu, as próprias vozes de além túmulo foram as responsáveis por nos trazer esclarecimentos sobre a realidade espiritual da vida, e, graças ao trabalho de Allan Kardec, temos nas obras que compõem a codificação seguro critério para apreciarmos as contribuições que nos chegam da espiritualidade desde então.

O Brasil foi terreno fértil para o nascimento e divulgação de obras mediúnicas de grande valor, as quais em seus variados gêneros e estilos puderam contribuir para a divulgação do Espiritismo na Pátria do Cruzeiro.

Foi pela tecnologia do livro que todo esse conhecimento pode se disseminar e ao mesmo tempo permanecer conservado para a posteridade, cabendo a cada geração a missão de descobrir tesouros que resistem às mudanças sociais. Tais livros que podemos colocar na categoria de clássicos do Espiritismo, por sua profundidade e abrangência, serão sempre e sempre repositório de novas reflexões.

Mapa do Brasil luminoso dentro do Globo Terrestre
Capa do livro: "O Livro Espírita e a Sustentabilidade do Movimento Espírita"

Ainda sobre o papel do livro, gostaríamos de destacar significativo trecho do documento construído e aprovado pelo Conselho Federativo Nacional sobre “O Livro Espírita e a Sustentabilidade do Movimento Espírita” em que se afirma:

“Além de seu aspecto econômico, o negócio do livro possui caráter central na estruturação do pensamento espírita, por viabilizar a unidade dos princípios doutrinários, definidores do estudo, da vivência e da divulgação espíritas. O papel do livro na garantia da unidade doutrinária do Espiritismo representa eixo fundamental na Universalidade dos Ensinos dos Espíritos e na criação das condições necessárias para o progresso do pensamento espírita, que não pode acrisolar-se do desenvolvimento das ideias inerentes à humanidade.”

- A necessidade de formar o Leitor Espírita -

Sendo o livro Espírita uma espécie de invólucro veiculador das sementes de vida eterna que a Doutrina nos oferece, é preciso ponderar seriamente a formação do leitor Espírita, o solo fértil em que a mensagem deve frutificar. Sem o leitor não é possível dar vida aos livros resgatando o espírito da letra.

Na posição de evangelizadores, diante desses desafios, nos vemos com a importante missão de promover desde a infância a formação de leitores, aproximando a criança e o jovem da leitura das obras espíritas. Isso significa tanto promover o próprio hábito da leitura entre nossos evangelizandos, quanto apresentar e instigar o interesse da criança pelos temas e obras da Literatura Espírita.

E como realizar esse processo se o próprio evangelizador não se debruçar sobre esse manancial de informações? É primordial que o evangelizador se comprometa com o estudo reflexivo da Doutrina Espírita, desenvolvendo a própria curiosidade, lendo com atenção, meditando sobre cada palavra e compreendendo o impacto dessas ideias em sua própria vida. Sem esquecer-se do olhar atento, tão necessário para o reconhecimento das pérolas que podem ser trabalhadas com as crianças e os jovens: histórias, perguntas, temáticas, frases e imagens.

Uma mãe lendo um livro para seus filhos na cama

- A problemática da superficialização da Literatura Espírita -

Esteira de uma produção em série de livros

Dada a disseminação cada vez mais ampla das ideias espíritas, o Livro Espírita forma hoje relevante nicho mercadológico. Simultaneamente a esse fato, vemos a multiplicação da produção e publicação de obras, classificadas nas prateleiras das livrarias como “Espíritas”, que muitas vezes carecem do verdadeiro compromisso com o Espiritismo, guardando interesses outros voltados à promoção pessoal e ao lucro.

O mesmo desafio se apresenta no campo da literatura infanto-juvenil, o que é intensificado pela carência de materiais espíritas de qualidade voltados para a criança e para o jovem.

Mesmo no caso dos livros infantis, é preciso conservar o olhar crítico e atentar à robustez espiritual do material apresentado. A obra deve respeitar o importante equilíbrio entre a ludicidade e a delicada sensibilidade das reflexões apresentadas, as quais precisam tocar não somente a criança, mas o seu Espírito imortal, despertando-o para os compromissos assumidos e o sentido espiritual da existência.

Com tanto material rico trazido pela espiritualidade, por que não criar uma ponte entre os clássicos do Espiritismo e as crianças? Não seria também tarefa do evangelizador produzir os recursos que estabeleçam essa conexão entre o evangelizando e os livros doutrinários? Tais questões contextualizam algumas das propostas do projeto Letras de Luz.

- Algumas Obras que Inspiram o Projeto -

*Capas meramente ilustrativas